Disciplinas e Ementas
CÓDIGO DA DISCIPLINA | NOME DA DISCIPLINA | EMENTA | PRÉ- REQUISITOS | EQUIVALENTE |
---|---|---|---|---|
MEN1942 | Metodologia de Ensino de Filosofia | As formas de representação do pensamento filosófico numa perspectiva histórica. Filosofia e humanidades. Arte e pensamento. Formação cultural na investigação, na produção e no ensino de Filosofia. A Filosofia e seu exercício no Ensino médio. Ensaios de regência filosófica (aulas simuladas) | (MEN5120 ou MEN5602 | - |
MEN2021 | Educação e Infância I: Conceitos e Fundamentos | Criança e Infância: conceituação e delimitação de campos de estudo. Construção social da infância e determinações sócio históricas. Função social das instituições educativas voltadas para a infância: creches; pré-escola e escola de ensino fundamental. | - | MEN7101 |
MEN2031 | Educação e Infância II: escola, cultura e pesquisa | A infância contemporânea e a escola para crianças. A educação da criança na pesquisa educacional e nas diferentes áreas de conhecimento. Aproximações às crianças na escola, e em outros espaços da cultura. | (MEN2021 ou MEN7101) | (MEN7102 & MEN7103) |
MEN2034 | Didática I : Fundamentos da Teoria Pedagógica para o Ensino | O histórico da Didática e o processo de escolarização. A constituição da didática nas práticas de ensino no contexto da escolarização brasileira. As diversas funções da docência: o ensino, a organização da aula e da escola, as atividades coletivas e a relação com o contexto social. O conhecimento escolar e a prática pedagógica. | (MEN5121 ou MEN5131 ou MEN5601 ou MEN5602 ou MEN7121) | - |
MEN2035 | Aprendizagem e Desenvolvimento | As relações entre aprendizagem e desenvolvimento em diferentes concepções teóricas e suas implicações educacionais. Fatores do desenvolvimento: a linguagem e a formação do pensamento. A relação afeto e cognição no processo de conhecimento. | (PSI2025 ou PSI7001 ou PSI7012) | MEN7112 |
MEN2041 | Educação e Infância III: Fundamentos da Educação Infantil | Fundamentos históricos, políticos e pedagógicos da educação infantil. Políticas para a educação infantil no Brasil: condicionantes nacionais e internacionais. Legislação e orientações governamentais para a educação infantil. Modelos curriculares em educação infantil: bases teóricas e metodológicas. | (MEN2021 & MEN2031) ou (MEN7101 & MEN7102) ou (MEN2021 & MEN7102) ou (MEN2031 & MEN7101) | MEN7104 |
MEN2042 | Fundamentos da Educação Matemática e Infância | Concepções de Matemática e Educação Matemática. Matemática e suas relações com a infância. Ensino e aprendizagem da Matemática e suas relações com a sociedade. Os cinco campos para o trabalho na Educação Infantil e no ciclo de alfabetização. | (MEN2034 ou MEN5121 ou MEN5131 ou MEN5601 ou MEN5602 ou MEN7121) | MEN7135 |
MEN2043 | Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências | A produção do conhecimento científico: aspectos epistemológicos, culturais e políticos. Conceitos das áreas das ciências da natureza, recursos didáticos e as metodologias de ensino voltadas à infância. Papel e importância da educação científica para a educação infantil e anos iniciais. | (MEN2034 ou MEN5121 ou MEN5131 ou MEN5601 ou MEN5602 ou MEN7121 | MEN7134 |
MEN2044 | Linguagem Verbal e Criança | Teorias e processos de aquisição da linguagem. Concepções de linguagem, língua e fala. Concepções e representações da escrita pela criança. Relações entre oralidade e escrita. Introdução ao letramento. A criança na sociedade letrada. | - | MEN7130 |
MEN2045 | Literatura e Ensino | Conceito e história da Literatura para infância. A literatura como forma arte. Gêneros literários para infância. O diálogo texto e ilustração: do clássico ao contemporâneo. A literatura e a educação para as relações étnico-raciais. Proposições didático-metodológicas para o trabalho com a literatura na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. | - | LLV8033 ou MEN7132 |
MEN2051 | Organização dos Processos Educativos na Educação Infantil I | Metodologia da organização do cotidiano na educação infantil: tempo, espaço, atividades. Núcleos da ação pedagógica na educação infantil. O papel do professor. Instrumentos da prática pedagógica: planejamento, documentação (observação e registros) e avaliação na Educação Infantil. Aproximações aos contextos educativos públicos da Educação Infantil. | (MEN2021 & MEN2031 & MEN2041) ou (MEN7101 & MEN7102 & MEN7104) ou (MEN2031 & MEN2041 & MEN7101) ou (MEN2041 & MEN7101 & MEN7102) | MEN7151 |
MEN2052 | Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática | Princípios teórico-metodológicos do ensino e da aprendizagem da matemática nos anos iniciais. Os cinco grandes campos para o trabalho na educação matemática nos anos iniciais: números e operações matemáticas, grandezas e medidas, geometria, educação estatística e pensamento algébrico. | (MEN2034 ou MEN7121) | MEN7136 |
MEN2053 | Fundamentos e Metodologia do Ensino de História | Fundamentos teóricos e metodológicos do conhecimento histórico e do ensino de história para a infância. História. Memória. Alfabetização histórica. Fontes históricas. Sujeito histórico. Tempo histórico. Identidade. Diversidade étnico-racial e étnico-cultural. | (MEN2034 ou MEN5121 ou MEN5131 ou MEN5601 ou MEN5602 ou MEN7121) | (MEN5112 ou MEN7138) |
MEN2054 | Alfabetização (12h) | Concepções de alfabetização e letramento no plano teórico, político e pedagógico nacional e internacional. Sistema de escrita alfabético. Fundamentos teórico-metodológicos do processo de alfabetização. A realidade linguística da criança no processo de aprendizagem da escrita. A formação do leitor e produtor de texto no processo inicial da escrita. | MEN2044 ou MEN7130 | MEN7131 |
MEN2055 | Educação de Jovens e adultos-EJA | Processos educativos de jovens, adultos e idosos: processos históricos, políticos e de práticas educativas de EJA. Os sujeitos jovens, adultos e idosos. A juvenilização da EJA. Cultura, relações raciais e a EJA. Alfabetização e escolarização na EJA. Currículo, mediações e alternativas didático-pedagógicas e a Educação de Jovens e Adultos nos anos iniciais de escolarização básica. | - | MEN7140 |
MEN2056 | Didática II: Organização do Trabalho Docente | Fundamentos teóricos e metodológicos gerais para o trabalho docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A construção de relações participativas no espaço pedagógico. Dimensões das relações entre os sujeitos nas instituições educativas: criança/jovem/adulto, os grupos de convívio e as equipes pedagógicas na escola. Os elementos norteadores do ensino: seleção, organização de conhecimentos, planejamento e avaliação. | (MEN2034 ou MEN5121 ou MEN5131 ou MEN5601 ou MEN5602 ou MEN7121) | (MEN5122 ou MEN7122) |
MEN2061 | Educação e Infância IV: conhecimento, jogo, brincadeira e linguagem | Bases conceituais: conhecimento, jogo, brinquedo, brincadeira, interação e linguagem; múltiplas linguagens; a produção cultural das e para as crianças; estratégias metodológicas para a ação pedagógica com crianças em diferentes contextos educativos. | (MEN2021 & MEN2031) ou (MEN7101 & MEN7102) | (MEN7105 & MEN7106 |
MEN2062 | Organização dos Processos Educativos na Educação Infantil II | Especificidade do trabalho educativo com bebês (crianças de zero a três anos) na creche. Dimensões conceituais da relação educativa com bebês: linguagem, corpo e emoção. Organização das atividades educativas da vida diária na creche (sono, alimentação e cuidados essenciais). Processos de inserção das crianças e relação com a famílias em espaços coletivos de educação. Aproximação aos contextos educativos públicos de creche. | (MEN2041 & MEN2051) ou (MEN7104 & MEN7151 | MEN7152 |
MEN2063 | Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia | As tendências do pensamento geográfico. As categorias de análise da Geografia. Princípios teórico-metodológicos do ensino de geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Domínio espacial no Contexto escolar. Documentos Oficiais e Manuais didáticos. A criança e as relações espaciais: a leitura de mapas, a evolução da noção de espaço. O espaço geográfico e o estudo do meio com as crianças. Planejamento e Avaliação no ensino da Geografia. | (MEN2034 ou MEN5121 ou MEN5131 ou MEN5601 ou MEN5602 ou MEN7121) | MEN7137 |
MEN2064 | Língua Portuguesa e Ensino | O texto como manifestação da linguagem. A língua portuguesa nas suas diferentes modalidades: oralidade, leitura e escrita. Gêneros do discurso. Variedades linguísticas. Constituição da disciplina de Língua Portuguesa. O objeto de ensino da Língua Portuguesa. Concepção de ensino da Língua Portuguesa nos anos inicias. Análise da produção textual da criança. Práticas de leitura e escrita. Formação do leitor e produtor de textos. Prática como Componente Curricular. | (MEN2034 & MEN2035 & MEN2044) ou (MEN7112 & MEN7121 & MEN7130) ou (MEN2044 & MEN7112 & MEN7121) ou (MEN2035 & MEN7121 & MEN7130) ou (MEN2034 & MEN7112 & MEN7130) | MEN7133 |
MEN2071 | Educação e Infância V: Estágio em Educação Infantil | Diretrizes educativas. Conhecimento dos campos de estágio e definição compartilhada dos projetos de estágio. Atuação docente: observação, registro, documentação e análise dos contextos e das relações educativas. Planejamento dos núcleos da ação pedagógica da atuação no estágio em Educação Infantil. Elaboração do memorial de estágio: análise crítica das intervenções realizadas junto às unidades de Educação Infantil do sistema público de ensino. | (MEN2041 & MEN2051 & MEN2061 & MEN2062) ou (MEN7104 & MEN7106 & MEN7151 & MEN7152) ou (MEN2061 & MEN2062 & MEN7104 & MEN7151) ou (MEN2062 & MEN7104 & MEN7106 & MEN7151) ou (MEN2051 & MEN2062 & MEN7104 & MEN7106) | (MEN1393 ou MEN1394 ou MEN5392 ou MEN5394 ou MEN7107) |
MEN2072 | Infância e Educação Corporal | As dimensões histórico-culturais da educação corporal (brincadeira, expressão corporal, linguagem corporal, práticas corporais) tendo como referência as produções e debates acumulados no campo da Educação Física. Análise dos processos pedagógicos existentes e/ou possíveis de existir em relação a uma educação corporal na infância: os tempos e espaços do brincar nas instituições que atendem a infância; o trabalho pedagógico com a educação física; o cotidiano das salas de aula. | - | (MEN5115 ou MEN7139) |
MEN2073 | Educação e Comunicação | Educação, comunicação e cultura das mídias. As mídias e suas linguagens. Análise crítica e criativa das mídias. Estética e mediações culturais. Crianças, jovens, adultos e as interações com as mídias na escola, na família e na cultura. Conceitos, objetivos e perspectivas da mídia-educação. Produção de conhecimento, formação de professores e produção de mídias em contextos educativos presenciais e a distância | - | MEN7113 |
MEN2081 | Educação e Infância VI: Exercício da Docência nos anos iniciais | Exercício docente nos anos iniciais do ensino fundamental: análise da realidade educacional e escolar; princípios teóricos e didático metodológicos das atividades de ensino e de aprendizagem; docência compartilhada, produção de registros, planejamento, realização de atividades de ensino, avaliação e comunicação dos resultados obtidos. | (MEN2021 & MEN2034 & MEN2042 & MEN2043 & MEN2044 & MEN2052 & MEN2053 & MEN2054 & MEN2056 & MEN2061 & MEN2063 & MEN2064 & MEN2065) ou (MEN7101 & MEN7110 & MEN7121 & MEN7130 & MEN7131 & MEN7133 & MEN7134 & MEN7135 & MEN7136 & MEN7137 & MEN7138) ou (MEN2061 & MEN2063 & MEN2064 & MEN2065 & MEN7101 & MEN7110 & MEN7121 & MEN7130 & MEN7131 & MEN7133 & MEN7134 & MEN7135) ou (MEN2052 & MEN2053 & MEN2054 & MEN2056 & MEN2061 & MEN2063 & MEN2064 & MEN2065 & MEN7101 & MEN7110 & MEN7121 & MEN7130 & MEN7131) ou (MEN2042 & MEN2043 & MEN2044 & MEN2052 & MEN2053 & MEN2054 & MEN2056 & MEN2061 & MEN2063 & MEN2064 & MEN2065 & MEN7101 & MEN7110 & MEN7121 & MEN7130) | (MEN5325 ou MEN7108) (MEN5325 ou MEN7108) |
MEN5101 | Desenvolvimento e Aprendizagem | A relação desenvolvimento e aprendizagem nas diferentes concepções teóricas e suas implicações educacionais. Os fatores do desenvolvimento: a linguagem e a formação do pensamento. A relação afeto e cognição no processo de conhecimento. | PSI5117 | DPT5108 DPT1321 DPT1320 |
MEN5106 | Yoga na Aprendizagem | Fundamentos teórico-práticos da implementação de exercícios de yoga em sala de aula, como estimo ao processo de ensino-aprendizagem. Fundamentos do Yoga na sua dimensão filosófica e prática. | - | - |
MEN5110 | Fundamentos e Metodologia do Ensino de Português e Alfabetização | Fundamentos teórico-metodológicos do processo de alfabetização e de aspectos que envolvem o ensino de aprendizagem da língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental. A interação verbal: o discurso pedagógico em relação a outras práticas discursivas (estratégias, condições de produção, formas de interação na aprendizagem e organização sócio especial). A interação verbal na dimensão linguística, dimensão pedagógica e dimensão política (políticas de trabalho) dessas relações. | MEN5122 | - |
MEN5115 | Fundamentos e Metodologia do Ensino de Educação Física | Histórico da evolução teórico-metodológica do ensino de Educação Física no Brasil. Teorias do jogo e do movimento humano. Ensino dos jogos e movimentos nas séries iniciais. O ensino dos esportes nas séries iniciais. Nota complementar: Diferentes concepções sobre o Corpo e suas expressos no mundo moderno, com especial atenção aos ambientes educacionais | MEN5122 | - |
MEN5116 | Fundamentos e Metodologia do Ensino de Arte-Educação | Princípios teórico-metodológicos da arte-educação nas séries iniciais | MEN5121 | - |
MEN5118 | Yoga na Aprendizagem II | Aprofundamentos teórico-práticos da implementação de exercícios de yoga, em sala de aula, como estímulo ao processo de Ensino-Aprendizagem. . Planejamento de aulas e avaliação. Aprofundamentos do Yoga na sua dimensão filosófica e prática. | MEN2093 MEN5106 | MEN2094 |
MEN5121 | Didática Geral I | O processo de escolarização e o desenvolvimento da didática. O ensino na educação básica no Brasil: seu caráter específico de prática pedagógica, concepções e finalidades. Configuração do processo de ensino-aprendizagem e ação docente no Ensino Fundamental: contextos (social, político, cultural e institucional) dimensões e desafios | - | - |
MEN5122 | Didática Geral II | Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino fundamental em particular nas séries iniciais: criança/adolescente-aluno; especificidades da aprendizagem escolar e os espaços escolares de conhecimento. Estruturação, relações e agentes institucionais que conformam a ação docente. Organização, desenvolvimento e avaliação do trabalho pedagógico: identificação e análise de diferentes alternativas didático-pedagógicas – o modelo das disciplinas escolares, os projetos de trabalho, os temas geradores e outros. | MEN5121 | - |
MEN5131 | Didática Geral | O funcionamento e a análise do trabalho pedagógico; O discurso da pedagogia e a organização escolar, referidos aos limites da educação do ensino das Ciências Naturais e Exatas. | - | MEN5604 |
MEN5132 | Didática Geral A | O funcionamento e a análise do trabalho pedagógico; O discurso da pedagogia e a organização escolar, referidos aos limites da educação do ensino das Ciências Naturais e Exatas. | - | MEN1131 MEN5131 |
MEN5142 | Metodologia de Ensino de Filosofia | O conhecimento filosófico numa perspectiva histórica. A questão do método na investigação filosófica e no ensino. A organização do ensino. | MEN5602 | - |
MEN5167 | Seminário de Aprofundamento em Educação Infantil | Programa a ser definido semestralmente pelo Departamento de Metodologia de Ensino sobre temas específicos e não incluídos em outras disciplinas da área. | - | MEN5158 MEN5159 MEN5161 MEN5391 |
MEN5171 | Metodologia do Ensino de Português | Relação língua, cultura e sociedade. Evolução histórica do ensino de Português e seus pressupostos teóricos. Organização e sistematização do ensino de Português | LLV5654 MEN5131 LLV5255 | MEN1171 |
MEN5237 | Prática de Ensino de Português I | Prática docente de Português em escolas de Ensino Fundamental | MEN5171 | MEN5233 |
MEN5315 | Estágio Supervisionado de Ensino de Filosofia I | Estágio Prático docente | (MEN5142 & MEN5602) | - |
MEN5316 | Estágio Supervisionado de Ensino de Filosofia II | Estágio prático docente | MEN5315 | - |
MEN5321 | Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar I | Estágio supervisionado em Educação Física Escolar na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio). Atividade de docência: observação da escola e da comunidade; coleta de dados institucionais e da comunidade; acompanhamento de atividades de ensino; análise da realidade escolar e do currículo; elaboração e desenvolvimento de projeto de ensino em turmas de Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio). Participação em atividades escolares de caráter geral, reuniões de acompanhamento e avaliação e pontos de encontro de estagiários. Relatório técnico-científico de estágio: elaboração de documento e socialização da experiência de estágio. | (DEF5870 MEN5164) & (DEF5871 ou MEN5186) & (EED5187 & EED5331 & MEN5603 | DEF5872 |
MEN5322 | Estágio Supervisionado em Educação Física II | Estágio Curricular de Educação Física em Escolas e Instituições de Educação Infantil, observação, planejamento e metodologias de ensino, intervenção e reflexão pedagógica, avaliação, relatório e socialização das experiências de estágio. | DEF5872 ou MEN5321 | DEF5873 |
MEN5325 | Prática de Ensino nas Séries Iniciais da Escola de Ensino Fundamental | Prática de Ensino nas séries iniciais do ensino fundamental. Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos pedagógicos orientados por princípios teórico-metodológicos que caracterizam o ensino fundamental. Análise, sistematização e socialização de resultados obtidos no decorrer do processo de pedagógica dos professores. | MEN5110 MEN5111 MEN5112 MEN5113 MEN5114 | MEN1323 MEN5323 MEN5324 |
MEN5421 | Estágio de Docência em Psicologia I | MEN5602 | - | |
MEN5601 | Didática A | Educação escolar como fenômeno histórico-social. Currículo e trabalho pedagógico no contexto escolar. As relações de ensino-aprendizagem em contexto escolar. Mediações pedagógicas e suas relações com o ensino da área específica do curso. | 1200h | - |
MEN5602 | Didática B | Educação escolar como fenômeno histórico-social. Currículo e trabalho pedagógico no contexto escolar. As relações de ensino-aprendizagem em contexto escolar. Mediações pedagógicas e suas relações com ensino da área específica do curso | MEN7003 | MEN5101 ou MEN7003 ou MEN5134 ou MEN5603 ou MEN5605 |
MEN5603 | Didática C | Educação escolar como fenômeno histórico-social. Currículo e trabalho pedagógico no contexto escolar. As relações de ensino-aprendizagem em contexto escolar. Mediações pedagógicas e suas relações com o ensino da área específica do curso. | - | MEN5138 ou MEN5602 |
MEN5604 | Didática D | Educação escolar como fenômeno histórico-social. Currículo e trabalho pedagógico no contexto escolar. As relações de ensino-aprendizagem em contexto escolar. Mediações pedagógicas e suas relações com o ensino da área específica do curso. | - | MEN5131 |
MEN5605 | Didática E | Educação escolar como fenômeno histórico-social. Currículo e trabalho pedagógico no contexto escolar. As relações de ensino e aprendizagem no contexto escolar. Mediações pedagógicas e suas relações com o ensino da área específica do curso | 1400h | - |
MEN5911 | Introdução ao Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação | Educação e Comunicação. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Mídia educação. As modalidades de educação (presencial, semipresencial e a distância): conceitos, histórico, características, regulamentação. Formação de professores e as TIC. A mediação pedagógica no ensino-aprendizagem através das TIC. | - | - |
MEN7000 | Metodologia Ensino Língua Portuguesa e Literatura | (EED5187 & LLV8000 & LLV8001 & LLV8006 & LLV8007 & LLV8009 & LLV8011 & LLV8012 & LLV8014 & LLV8016 & LLV8017 & LLV8018 & LLV8021 & LLV8022 & MEN5604) ou (EED5187 & LLV8000 & LLV8001 & LLV8006 ou LLV8007 & LLV8009 & LLV8011 & LLV8012 & LLV8014 & LLV8016 & LLV8017 & LLV8018 & LLV8021 & LLV8023 & MEN5604) ou (EED5187 & LLV8000 & LLV8001 & LLV8006 & LLV8007 & LLV8009 & LLV8011 & LLV8012 & LLV8014 & LLV8016 & LLV8017 & LLV8018 & LLV8021 & LLV8024 & MEN5604) ou (EED5187 & LLV8000 & LLV8001 & LLV8006 & LLV8007 & LLV8009 & LLV8011 & LLV8012 & LLV8014 & LLV8016 & LLV8017 & LLV8019 & LLV8021 & LLV8022 & MEN5604) ou (EED5187 & LLV8000 & LLV8001 & LLV8006 & LLV8007 & LLV8009 & LLV8011 & LLV8012 & LLV8014 & LLV8016 & LLV8017 & LLV8019 & | MEN5171 MEN5171 |
|
MEN7001 | Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I | O ensino fundamental: estudos conjunturais do campo de estágio. Atividades de pesquisa bibliográfica, propostas de ações de extensão e definição do objeto de ensino. Atividades de vivência escolar: acompanhamento do professor da escola na função de monitoria (dois meses); participação nas atividades pedagógicas da escola; estabelecimento de interações possíveis com outros projetos em curso e com estagiários/professores de outras áreas. Organização das atividades por equipes e preparação do projeto de trabalho. Observação analítica dos fenômenos didáticos. Seminários de acompanhamento e produção de pequenos ensaios. Preparação orientada dos planos de aula. Regência de classe (dois meses). Seminário final, com mostra das atividades das atividades de pesquisa, ensino e extensão e produção da monografia ensaio ou artigo. | MEN7000 (LLV8033 & LLV8131 & MEN7000) (LLV8033 & MEN7000) (LLV8131 & MEN7000) | MEN5237 |
MEN7002 | Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | O ensino médio: estudos conjunturais do campo de estágio. Atividades de pesquisa bibliográfica, propostas de ações de extensão e definição do objeto de ensino. Atividades de vivência escolar: acompanhamento do professor da escola na função de monitoria (dois meses); participação nas atividades pedagógicas da escola; estabelecimento de interações possíveis com outros projetos em curso e com estagiários/professores de outras áreas. Organização das atividades por equipes e preparação do projeto de trabalho. Observação analítica dos fenômenos didáticos. Seminários de acompanhamento e produção de pequenos ensaios. Preparação orientada dos planos de aula. Regência de classe (dois meses). Seminário final, com mostra das atividades de pesquisa, ensino e extensão e produção da monografia, ensaio ou artigo. | MEN7001 | MEN5238 |
MEN7003 | Seminário de Pesquisa em Ensino | Características do estado da arte do ensino de História e sua relação com a pesquisa em ensino, os congressos e as publicações específicas da área de ensino, os cursos de pós-graduação em ensino e a metodologia de ensino. O ensino na área de História, seus processos em diferentes espaços educativos. | - | - |
MEN7004 | Tópicos em Biologia e Educação | As relações entre cultura, linguagem e biologia no trabalho pedagógico. Os estudos culturais da ciência e a educação em biologia. A dimensão pedagógica das mídias (televisão, cinema, vídeo, revista, jornal e internet) e a educação em biologia. A pesquisa sobre cultura, discurso e educação em biologia. | BIO7002 | MEN5182 & MEN5183 |
MEN7005 | Metodologia do Ensino de História | As relações entre História, Educação e Cultura. A cultura imagética, o livro didático e o ensino de história. A pesquisa no ensino de história. A constituição da História como disciplina no contexto da educação escolarizada no Brasil | MEN5602 | - |
MEN7006 | Metodologia do Ensino da Matemática | O ensino de matemática enquanto área de conhecimento. Concepções de construção de conhecimentos e suas relações com os processos de ensino-aprendizagem. Objetivos da Matemática enquanto componente curricular. Linguagem matemática no contexto científico e escolar. Análise crítica de métodos de ensino, considerando aspectos teóricos, históricos e instrumentais do ensino-aprendizagem e da avaliação. A pesquisa em sala de aula. Planos de ensino: elaboração, implementação simulada e avaliação de planos de aula. Prática como componente curricular. | EED5331 MEN5603 | - |
MEN7007 | Metodologia para o Ensino de Química | MEN5601 | - | |
MEN7008 | Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia | As diferentes perspectivas sobre a produção do conhecimento científico. A história do ensino de ciências e biologia no Brasil. As propostas curriculares e os materiais didáticos para o ensino de ciências e biologia. As pesquisas sobre o ensino de ciências e biologia no Brasil. As dimensões epistemológico-culturais do ensino de ciências e biologia. A aplicabilidade dos conhecimentos em educação à metodologia dos processos de ensino-aprendizagem. Atividades de prática de ensino: planejamento, avaliação e ensaios pedagógicos. | MEN5601 | (MEN5382 & MEN5899) |
MEN7009 | Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências | (EED5186 & MEN7008 & PSI5137) ou (EED8006 & MEN7008 & PSI5137) | MEN5378 | |
MEN7010 | Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia | MEN7009 | MEN5390 | |
MEN7011 | Estágio Supervisionado de História I | Subsídios teórico-práticos para o exercício da docência: análise das práticas docentes em escolas da educação básica e elaboração de pré-projetos de ensino. | MEN7005 | - |
MEN7012 | Estágio Supervisionado de História II | Subsídios teórico-práticos para o exercício da docência: atuação direta do acadêmico no conjunto das atividades escolares e elaboração do projeto de ensino contendo análise diagnóstica e propositiva. Atuação do acadêmico em todas as atividades da escola e da sala de aula. | MEN7011 | - |
MEN7013 | Estágio Supervisionado de História III | Subsídios teórico-práticos para o exercício da docência: sistematização das atividades desenvolvidas através de relatório e publicações. Socialização das atividades de Estágio nas escolas. | MEN7012 | - |
MEN7015 | Metodologia do Ensino de Ciências Sociais | A constituição, organização e desenvolvimento do ensino das Ciências Sociais no contexto da educação escolarizada no Brasil. Os princípios teórico metodológicos das atividades de ensino e de aprendizagem e a especificidade do trabalho pedagógico nas Ciências Sociais. As propostas curriculares e os materiais e recursos didáticos para o ensino das Ciências Sociais. As pesquisas e a discussão contemporânea sobre as possibilidades e os desafios do ensino de Ciências Sociais na realidade escolar brasileira | MEN5602 | - |
MEN7016 | Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia | Diferentes perspectivas sobre a produção do conhecimento científico e implicações para o ensino. História do ensino de ciências e biologia no Brasil. Propostas curriculares e materiais didáticos para o ensino de ciências e biologia. Pesquisas sobre o ensino de ciências e biologia no Brasil. Dimensões epistemológico-culturais do ensino de ciências e biologia. Atividades de prática de ensino: planejamento, avaliação e ensaios pedagógicos | MEN5601 | MEN7008 |
MEN7017 | Estágio Supervisionado de História I | Teoria e prática do ensino de História. Cotidiano e cultura escolar. Projeto de ensino. Planos de atividade. Materiais didáticos. | MEN7005 | MEN7011 & MEN7012 |
MEN7021 | Estágio Supervisionado em Ciências Sociais I | O estágio como atividade teórico-prática na formação de professores. Estágio supervisionado em escolas de Ensino Básico: pesquisa da realidade escolar constituída em campo de estágio e elaboração de projeto de ensino. | ANT7101 & ANT7201 & ANT7301 & ANT7401 & CSO7205 & CSO7304 & CSO7504 & CSO7505 & CSO7506 & EED5187 & EED5331 & FIL7101 & HST7402 & LLV7801 & MEN5602 & MEN7015 & PSI5137 & SPO7102 & SPO7103 & SPO7202 & SPO7203 & SPO7302 & SPO7303 & SPO7402 & SPO7403& SPO7603 | - |
MEN7022 | Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II | O estágio como atividade teórico-prática na formação de professores. Estágio supervisionado em escola de Ensino Básico: planejamento das atividades docentes; desenvolvimento de projeto de ensino; avaliação | ANT7701 & MEN7021 | - |
MEN7025 | Metodologia do Ensino da Geografia | Evolução do desempenho da ciência geográfica e de sua prática na escola. Abordagens metodológicas e seus pressupostos teóricos no Ensino. Aprendizagem de Geografia na Escola de 1º e 2º graus. Organização e sistematização do ensino de Geografia, vinculação com o currículo escolar. | - | - |
MEN7026 | Estágio Curricular Supervisionado de Licenciatura em Geografia I | Fundamentação teórica-metodológica e o papel do professor. Introdução à prática de estágio. Contatos com projetos curriculares das redes de ensino. Práticas simuladas e pré-práticas sob a supervisão do professor; análise e proposição de atividades para o ensino de 1º e 2º graus; observação de aulas de 1º e 2º graus; atualização e adequação dos conteúdos específicos aos níveis de 1º e 2º graus. Elaboração do projeto de ensino e pesquisa na escola campo. Apreensão e problematização da realidade em escolas de Florianópolis, da Região Metropolitana ou de outras regiões do estado. Vivência em escolas de campo de estágio e/ou outras instituições de educação não formal. | EED5186 GCN7600 GCN7701 MEN5602 MEN7025 PSI5137 | - |
MEN7027 | Estágio Curricular: Supervisionado de Licenciatura em Geografia II | Trabalho de campo em escolas de Florianópolis, da Região Metropolitana ou de outras regiões do estado. Realização da proposta de ensino e pesquisa na escola-campo: vivência, monitoria e regência e outras formas de inserção da realidade da escola campo. Prática efetiva em sala de aula | MEN7026 | MEN5398 |
MEN7031 | Estágio Supervisionado I - Matemática | Estudo da organização do trabalho pedagógico, vivência e análise do cotidiano escolar; investigação da realidade escolar; de projetos pedagógicos teoricamente sustentados; a vivência do espaço de sala de aula e os mecanismos de atuação; análise das várias formas de comunicação de atividades didáticas e a natureza do diálogo professor-aluno; as habilidades básicas de condução de aula. | EED5187 EED5331 MEN5605 MTM3401 | - |
MEN7032 | Estágio Supervisionado II - Matemática | Docência na sala de aula do Ensino Fundamental. Relatório/Memorial de estágio | EGC5034 MEN7006 MEN7031 MTM3402 MTM3474 | - |
MEN7034 | Estágio Supervisionado III - Matemática | Docência na sala de aula do Ensino Médio. Relatório/Memorial de estágio. | EGC5035 & MEN7032 | - |
MEN7040 | Metodologia do Ensino de Alemão | Método, metodologia e abordagem. Diretrizes curriculares de língua estrangeiras. A presença de língua alemã na escola brasileira. Estratégias para o ensino das habilidades linguísticas e da gramática. Cultura e literatura: contribuições no ensino e na aprendizagem da língua alemã. Análise e produção de atividades de ensino e aprendizagem nas escolas. Planejamento e avaliação de aulas. | LLE7115 & LLE7195 & MEN5604 | MEN5504 |
MEN7045 | Estágio Supervisionado I - Química | A formação de professores e a prática de ensino. Estágio supervisionado em ambientes educativos formais (escolas do ensino médio) e não-formais. O significado da atividade docente e suas diferentes formas de manifestação na prática pedagógica. O estágio de Observação e Planejamento: aspectos significativos do registro e a reflexão sobre a ação docente como processo de aprendizado. Introdução às diferentes modalidades de trabalho em regime de colaboração e outras modalidades de planejamento e organização do ensino. A ação-reflexão-ação como modalidade formativa, a partir dos registros de observação. | (MEN7007 & QMC5127 & QMC5222 & QMC5413) | - |
MEN7046 | Estágio Supervisionado II - Química | Estágio supervisionado em ambientes educativos formais (escolas do ensino médio) e não-formais. Exercício docente em regime de colaboração. A ação reflexão ação como modalidade formativa. Analise e formulação do projeto de estágio. | MEN7045 | - |
MEN7047 | Estágio Supervisionado III - Química | Estágio supervisionado em escolas do ensino médio. O significado da atividade docente e suas diferentes formas de manifestação na prática pedagógica: planejamento, excussão e avaliação. Planejamento e desenvolvimento das atividades de regência de classe e suas implicações acadêmico-pedagógicas. | MEN7046 | - |
MEN7048 | Estágio Supervisionado I - Alemão | Contextualização do ensino da língua alemã no espaço escolar catarinense. Coleta e análise qualitativa de dados. Observação e acompanhamento de professores de alemão em suas práticas docentes na função de tutoria. Registro e relato da experiência. Fundamentação e elaboração do projeto de docência para o ensino de Língua Estrangeira – Alemão. | MEN7041 & MEN7042 & MEN7043 | MEN7041 & MEN7042 |
MEN7049 | Estágio Supervisionado II - Alemão | Estágio de docência. Elaboração de relatório final e divulgação dos resultados. | LLE7116 & LLE7197 & MEN7048 | MEN7041 & MEN7042 & MEN7043 |
MEN7050 | Metodologia do Ensino de Espanhol | Fundamentos filosóficos do ensino. Legislação do ensino de línguas estrangeiras. Abordagens metodológicas do ensino de línguas estrangeiras: evolução histórica, pressupostos teóricos, procedimentos e técnicas de ensino. Organização e sistematização do ensino. Tópicos específicos do ensino de línguas estrangeiras modernas. Estudo prático de questões metodológicas do ensino aprendizagem de língua estrangeira | LLE7215 & MEN5604 | MEN5503 |
MEN7051 | Estágio Supervisionado I - Espanhol | (EED8007 & LLE8216 & LLE8296 & MEN5604 & MEN7050 & PSI5137) | - | |
MEN7061 | Estágio Supervisionado de Francês I | Levantamento e análise de dados. Acompanhamento de atividades docentes através de observação participante e de registro reflexivo sobre o ensino e a aprendizagem da LE no contexto escolar. Fundamentação e elaboração do projeto de docência. Aprofundamento teórico e metodológico. | LLE7316 & MEN7060 | - |
MEN7070 | Metodologia do Ensino de Inglês | O papel da Metodologia de Ensino na formação de professores. Abordagens de ensino de línguas estrangeiras. Diretrizes curriculares para o ensino dessas línguas. Práticas de ensino comunicativo. Teorias e práticas para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e da gramática. Estudo, análise e produção de atividades para a aprendizagem de Língua Estrangeira - Inglês e para a avaliação do desempenho. Planejamento de curso, de unidade e de aulas para a Educação Básica | LLE7415 & LLE7495 & MEN5604 | MEN5501 |
MEN7071 | Estágio Supervisionado de Inglês I | Vivências docentes na escola básica na forma de colaboração junto aos professores de inglês. Participação em reuniões pedagógicas e Conselhos de Classe. Docência esporádica para implementação e avaliação de atividades complementares e diferenciadas de aprendizagem. Elaboração de materiais didáticos. Desenvolvimento de atividades de ensino/aprendizagem com utilização de TICs. Delineamento de um projeto de ensino. | LLE7416 & LLE7496 & MEN7070 | - |
MEN7072 | Estágio Supervisionado de Inglês II | Experiência integral de docência – do planejamento à avaliação - em salas de aula de inglês em escola básica. Estruturação de projeto de ensino. Elaboração de planos de aula, de atividades de ensino-aprendizagem e de avaliação. | LLE7417 & LLE7497 & MEN7071 | |
MEN7075 | Linguagens e comunicação científica | Leitura, análise e produção de textos técnico-científicos e de divulgação científica relacionados com a área de ciências da natureza, relevantes para o desempenho das atividades acadêmicas, tais como: resumo, resenha, artigo e seminário, e para a educação científica formal e não-formal. Gêneros textuais, divulgação e comunicação científica; aspectos retóricos de textos científicos; modelos de comunicação científica. Leitura e uso de textos na educação científica e tecnológica. | - | - |
MEN7081 | Estágio Supervisionado de Italiano I | Vivências docentes em escolas da rede pública e espaços pedagógicos alternativos e de educação não formal tais como centros de cultura, ONGs e demais instituições de caráter pedagógico da sociedade civil. Participação em instâncias de discussão pedagógica dos espaços formais e não formais de educação. Docência para a implementação e avaliação de atividades complementares e diferenciadas de aprendizagem. Elaboração de materiais didáticos. Desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem com utilização de TICs. Delineamento de um projeto de ensino. | LLE7516 & MEN7080 | - |
MEN7090 | Metodologia de Ensino de Física | Tendências atuais da Pesquisa em Ensino e do Ensino de Física/Ciências com ênfase em conteúdos e métodos articulados, problematização e contextualização dos conhecimentos; estudo de projetos de Ensino de Física contemporâneos vinculados às novas demandas educacionais e socioculturais. Análise de parâmetros e propostas curriculares e de materiais e recursos tradicionais e alternativos. Planejamento e execução inicial para ensino de tópicos/temas de ciência e tecnologia contemporâneas: seleção e produção de materiais didáticos com auxilio de multimeios, simulação e aplicação inicial em seminários /salas de aula | ||
MEN7091 | Estágio Supervisionado em Ensino de Física A | Estágio Supervisionado com maior foco para a observação do contexto escola e da sala de aula; Planejamento, colaboração e docência em sala de aula com responsabilidade docente de pelo menos uma aula, visando a superação dos desafios observados no período de observação. Elaboração de seminários acerca de diferentes propostas didático metodológicas para o Ensino de Física. Atividades conjuntas nas Escolas Conveniadas e Espaços Culturais. Planejamento e elaboração do relatório final em formato de diário de bordo e elaboração de um ensaio, sistematizando a reflexão sobre a prática e sua relação com a literatura da área de Pesquisa em Ensino de Física. | MEN7090 | |
MEN7092 | Estágio Supervisionado em Ensino de Física B | Estágio Supervisionado: planejamento, colaboração e docência em sala de aula com responsabilidade docente de pelo menos uma unidade completa de ensino ao longo do bimestre letivo. Aplicação do projeto de ensino em sala de aula de escola conveniada com procedimentos metodológicos diferenciados: módulos impressos e digitais, filmes, kits, páginas web. Atividades conjuntas nas Escolas Conveniadas e Espaços Culturais com licenciandos de fases anteriores em seus projetos e prática docente. Planejamento e elaboração do relatório final em formato do diário de bordo e escrita de um ensaio. | MEN7091 | |
MEN7093 | Estágio Supervisionado em Ensino de Física C | Estágio Supervisionado: planejamento, colaboração e docência em sala de aula com responsabilidade docente de pelo menos uma unidade completa de ensino ao longo do bimestre letivo. Aplicação do projeto de ensino em sala de aula de escola conveniada com procedimentos metodológicos diferenciados: módulos impressos e digitais, filmes, kits, páginas web. Atividades conjuntas nas Escolas Conveniadas e Espaços Culturais com licenciandos de fases anteriores em seus projetos e prática docente. Planejamento e elaboração do relatório final em formato de ensaio. | MEN7092 | - |
MEN7094 | Estágio Supervisionado em Ensino de Física D + TCC | Fortalecimento da iniciação à docência por meio de atividades didático-pedagógicas em sala de aula. Planejamento e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso em articulação com a disciplina Elaboração de TCC. Acompanhamento de atividades de Estágios de licenciandos das fases anteriores – cursos presencial e AD. | MEN7093 | - |
MEN7101 | Educação e Infância I | Criança e Infância: conceituação e delimitação de campos de estudo. Construção social da infância e determinações sócio históricas. Função social das instituições educativas voltadas para a infância: creche; pré-escola e escola de ensino fundamental. | ||
MEN7102 | Educação e Infância | Aspectos epistemológicos da relação infância, sociedade, educação e escola. A infância e a criança como objetos de investigação nas diferentes áreas científicas e suas consequências para compreensão das relações nas instituições educativas. A educação da criança na pesquisa educacional | ||
MEN7103 | Educação e Infância III | Aproximação às crianças em diferentes contextos socioculturais e formativos. Função histórica e cultural das instituições educativas. Crianças, adultos e suas interações. Produções culturais das e para as crianças. | ||
MEN7104 | Educação e Infância IV: Fundamentos da Educação Infantil | Fundamentos históricos, políticos e pedagógicos da educação infantil. Políticas para a educação infantil no Brasil: condicionantes nacionais e internacionais. Legislação e orientações governamentais para a educação infantil. Modelos curriculares em educação infantil: bases teóricas e metodológicas | ||
MEN7105 | Educação e Infância V: conhecimento, jogo, interação e linguagens | Bases conceituais: jogos, brinquedo e brincadeiras; pensamento e linguagem; interações sociais. Processos de formação do pensamento: conceitos espontâneos e conceitos científicos. Contribuição da brincadeira, das interações e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. | ||
MEN7106 | Educação e Infância VI: Conhecimento, Jogo, Interação e Linguagens II | Implicações educacionais do jogo, da interação e das linguagens como base para a construção do conhecimento na infância. Estratégias metodológicas e indicadores para a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos. As linguagens: não-verbal, verbal, gestual, corporal, plástica, pictórica e musical das crianças. A produção cultural das e para as crianças. | ||
MEN7107 | Educação e Infância VII: Estágio em Educação Infantil | Diretrizes educativas e definição de núcleos da ação pedagógica da atuação no estágio em educação infantil. Conhecimento dos campos de estágios e definição compartilhada dos projetos de estágio. Observação, registro, documentação e análise dos contextos e das relações educativas. Atuação docente. Elaboração de memorial descritivo – análise crítica das intervenções realizadas junto às unidades de educação infantil do sistema público de educação. | ||
MEN7108 | Educação e Infância VIII: Exercício da docência nos anos iniciais do ensino fundamental | Continuidade do exercício da reflexão acerca da natureza do conhecimento escolar mediante a análise da condição histórico-cultural da criança e da infância. Continuidade do exercício de aproximação com a escola. Continuidade do exercício de observação e levantamento de informações e dados referentes às atividades de ensino e aprendizagem. Discussão e análise do material coletado e atualizado, identificando e definindo problemas. Elaboração de um projeto de ensino. Exercício da prática docente nos anos iniciais da escola do ensino fundamental, focalizando o processo de socialização da criança na condição de estudante e os princípios teórico-metodológicos das atividades de ensino e de aprendizagem. Planejamento, Realização e Avaliação das atividades de ensino. Elaboração e produção de materiais acerca do processo realizado com o objetivo de refletir sobre a experiência e divulgar a análise realizada. | ||
MEN7110 | Arte, Imaginação e Educação | Arte como experiência e conhecimento. Imaginação, educação e cultura visual. Leitura e produção de imagens. Linguagens da arte, suas mídias e interações: teatro, dança, música, cinema, artes visuais. Arte em contextos educativos. | ||
MEN7111 | História da Educação I | Educação e Sociedade no contexto da época moderna – séculos XV-XVIII Educação Humanista. Educação Reformada. Contra Reforma e Educação. Ciência, Educação e Pedagogia. | ||
MEN7112 | Aprendizagem e Desenvolvimento | A relação desenvolvimento e aprendizagem nas diferentes concepções teóricas e suas implicações educacionais. Os fatores do desenvolvimento: a linguagem e a formação do pensamento. A relação afeto e cognição no processo de conhecimento. | ||
MEN7113 | Comunicação e Educação | Educação, comunicação e cultura das mídias. As mídias e suas linguagens. Recepção: crítica, estética e mediações culturais. Crianças, jovens e as interações com as mídias e as tecnologias na escola, na família e na cultura. Conceitos, objetivos e perspectivas da mídia-educação. Tecnologia, produção de conhecimento e formação de professores. Formas de apropriação da cultura das mídias: apreciação, crítica e produção em contextos educativos | ||
MEN7121 | Didática I: Fundamentos da Teoria Pedagógica para o Ensino | O processo de escolarização e o desenvolvimento da didática. O ensino na educação básica no Brasil: seu caráter específico de prática pedagógica, concepções e finalidades. Teorias do ensino na educação brasileira. | ||
MEN7122 | Didática II: Processos de Ensino nos Anos Iniciais de Escolarização | Fundamentos teórico-metodológicos para os anos iniciais da escolarização: especificidades das práticas educativas para o ensino/aprendizagem e o conhecimento escolar. Sujeitos, espaços e organização das práticas educativas. Organização, desenvolvimento e avaliação do ensino. | MEN7121 | MEN5122 |
MEN7130 | Linguagem escrita e Criança | Aquisição da linguagem. A criança na sociedade letrada. Concepções, representações e hipóteses de escrita formuladas pela criança. Relações entre escrita, oralidade, linguagens verbal e não verbal. Processos não planejados e não sistematizados de aquisição/aprendizagem da escrita. Da leitura/escrita icônica à leitura /escritura arbitrária e convencional. Introdução à letramento e alfabetização. | ||
MEN7131 | Alfabetização | Alfabetização e letramento no plano teórico, político e pedagógico (Inter)nacional. Fundamentos teórico-metodológicos do processo de alfabetização. O sistema de escrita alfabético/ortográfico. O conhecimento da linguagem verbal oral na aprendizagem da linguagem verbal escrita. A realidade linguística da criança e os processos de sistematização dos usos da escrita. Processos de construção de sentido a partir da linguagem escrita. Prática como Componente Curricular: exercícios de análise de planejamento ou proposição (prática ou documental) de ensino para os Anos Iniciais | ||
MEN7132 | Literatura e Infância | O estabelecimento do conceito de "in-fans" na literatura moderna. A oposição entre racionalismo/ irracionalismo e a passagem da fantasia ao plano da irrealidade. A separação entre necessidade/desejo e o conceito de inconsciente. O surgimento do "Eu". A rejeição do conceito de experiência por parte da literatura como modo de sobrepor-se ao projeto racionalista moderno. A relação entre mito e literatura. A poesia e o sublime. Leituras literárias: estratégias para formar uma coleção em aberto. O trabalho com textos na dinâmica escolar. Prática como Componente Curricular. | ||
MEN7133 | Língua portuguesa e ensino | A comunicação humana. O universo da oralidade e sua prática em ambientes escolares. Apropriação, desenvolvimento e produção da língua escrita nos anos iniciais. Práticas cotidianas de leitura e a formação de leitores. A interpretação de textos e a produção de sentidos. O trabalho docente em relação à diferença e à diversidade. Aspectos de variação e mudança linguística. Relações entre conhecimento linguístico e conhecimento gramatical. Relações da leitura e da escrita com outras linguagens e com as novas tecnologias. Língua e processos criativos: a expressão artística na infância. Prática como Componente Curricular. | ||
MEN7134 | Ciências, Infância e Ensino | A produção do conhecimento científico: aspectos epistemológicos, culturais e políticos. As ciências e seu ensino para a infância: história e perspectivas de pesquisa. Conceitos científicos e as abordagens de ensino voltadas para a infância. Os materiais didáticos, os produtos culturais e seus usos no ensino de ciências para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Saberes e práticas escolares: o ensino de ciências na cultura escolar. Prática como componente curricular: exercícios de planejamento de ensino para os anos iniciais | ||
MEN7135 | Educação Matemática e Infância | Concepções de Matemática e Educação Matemática. Matemática e suas relações com a infância. Ensino e aprendizagem da Matemática e suas relações com a sociedade | ||
MEN7136 | Fundamentos e Metodologia da Matemática | Princípios teórico-metodológicos do ensino e da aprendizagem da matemática nos anos iniciais. | ||
MEN7137 | Geografia, Infância e Ensino | s tendências do pensamento geográfico e os problemas do ensino da geografia descritiva e informativa. Princípios teórico metodológicos do ensino de geografia nos anos iniciais. A construção da noção de espaço na criança e as relações sociais. A interação com o meio-ambiente e o espaço de vivência. Prática como Componente Curricular: exercícios de planejamento de ensino para os anos iniciais | ||
MEN7138 | História, Infância, Ensino | Fundamentos teóricos e metodológicos do conhecimento histórico e do ensino de história nos anos iniciais. História. Memória. Alfabetização histórica. Fontes históricas. Sujeito histórico. Tempo histórico. Identidade. Diversidade étnico-racial e étnico-cultural. Prática como componente curricular. | ||
MEN7139 | Infância e Educação do Corpo | A O corpo como cruzamento entre natureza e cultura. Corpos e formas de subjetivação. Infância, pensamento e contemporaneidade. Processos de institucionalização da infância. Escolarização do corpo. Infância, corpo, consumo. Políticas do corpo. Infância, gênero, classe, etnia. Infância, corpo e produção social do preconceito. | ||
MEN7140 | Educação de Jovens e Adultos | Processos educativos de jovens e adultos. Políticas e práticas educativas de EJA. Alfabetização e escolarização na EJA. Os sujeitos jovens e adultos. Cultura, relações étnico raciais e a EJA. A juvenilização da EJA. Currículo, alternativas didático pedagógicas e a Educação de Jovens e Adultos. | ||
MEN7151 | Organização dos processos educativos na Ed. Infantil I | Organização da prática pedagógica na educação infantil: tempo, espaço, atividades e materiais. Especificidade da ação docente na E.I. Diretrizes Pedagógicas e princípios metodológicos. Processos Pedagógicos: planejamento, documentação (observação e registros) e avaliação na Educação Infantil. | ||
MEN7152 | Organização dos Processos Educativos na Educação Infantil II | Especificidades do trabalho educativo com bebês. Organização das atividades da vida diária: sono, alimentação, higiene e cuidados essenciais. Processos de inserção das crianças nos espaços coletivos de educação (adaptação). Relação entre famílias e Educação Infantil | ||
MEN7159 | NADE-Avaliação dos processos Educativos | O papel da avaliação no processo de aprendizagem. Procedimentos avaliativo-reflexivos: legislação, modalidades, e instrumentos. A função política e social da avaliação. Avaliação em larga escala e o seu impacto na escola. Padrões de avaliação | - | - |
MEN7174 | NADE-Modalidade de Pesquisa: Brincadeira de Papéis sociais e os processos de organização do ensino | Os processos de organização do ensino em relação às Brincadeiras de Papéis sociais; características das Brincadeiras de Papéis sociais a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural da formação humana; especificidades do desenvolvimento humano na infância e as Brincadeiras de Papéis sociais; possibilidades para o enfrentamento pedagógico de relações alienantes na Brincadeira de Papéis sociais; a organização de pesquisas sobre Brincadeira de Papéis sociais: possibilidades e desafios teórico-metodológicos. | - | - |
MEN7341 | Física para o Ensino de Ciências | As contribuições e importância da Física para o ensino de Ciências ensino fundamental. Perspectivas de articulação entre conhecimentos Físicos e Biológicos no ensino de Ciências. Propostas curriculares e materiais didáticos para ensino de Física no Ensino Fundamental. As perspectivas das pesquisas em ensino de Física no Ensino Fundamental. Ensaios pedagógicos como fonte de reflexão para o ensino de Física em aulas de Ciências do Ensino Fundamental. | MEN5601 | - |
MEN9101 | Introdução à Educação a Distância | A modalidade de Educação a Distância: histórico, características, definições, regulamentações. A Educação a Distância no Brasil. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. Organização de situações de aprendizagem. Ambientes virtuais de Ensino-aprendizagem | - | - |