22/08/2018 14:48

O Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) manifesta repúdio à decisão que resulta em redução de recursos do orçamento federal de 2019 para os programas do Ministério da Educação direcionados à produção de Ciência e Tecnologia e formação de professores no país.

Isso acarretará na suspensão do pagamento, a partir de agosto de 2019, de todos os bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, acadêmicos de programas de pós-graduação no Brasil, atingindo mais de 93 mil discentes e pesquisadores. Por outro lado, estima-se que cerca de 105 mil bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) (Edital n° 7/2018), do Programa de Residência Pedagógica (Edital n° 7/2018) e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) (Edital nº 19/2018) também deixem de receber bolsas a partir da mesma data.

Tais cortes causarão danos irreparáveis ao desenvolvimento científico, tecnológico e de formação de professores no país, e os resultados serão sentidos, de imediato por aqueles que estão envolvidos nas pesquisas e formações que dependem das bolsas para garantir sua sobrevivência e a médio e longo prazo pelo país, diante de um iminente “apagão” de cientistas e professores, o que incorre em riscos à soberania nacional e à autogestão da nação.

Nós, colegiado acima nomeado, entendemos que a necessidade de revisão de tais arbitrariedades é urgentíssima e tais decisões claramente irresponsáveis devem ser revertidas.

Não nos contentaremos em pagar pela má gestão dos recursos públicos.

Departamento de Metodologia de Ensino/UFSC