Apresentação
O Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), peça fundamental na formação de educadores no estado, possui uma rica história que se entrelaça com as transformações da própria universidade e do cenário educacional brasileiro. Oficialmente instalado em 20 de fevereiro de 1970, o departamento nasceu com a denominação de “Departamento de Métodos de Ensino”, em um período de profundas mudanças estruturais na UFSC, impulsionadas pela Reforma Universitária.
A criação do então Departamento de Métodos de Ensino, vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CED), reflete a crescente preocupação com a qualidade da formação de professores para a educação básica. Sua função estratégica, desde o início, foi a de oferecer os subsídios teórico-práticos essenciais para todos os cursos de licenciatura da universidade, abrangendo disciplinas como Didática, Metodologias e Práticas de Ensino.
O contexto da década de 1970 na UFSC foi marcado pela consolidação de uma nova estrutura departamental, que substituiu o antigo modelo de faculdades. É nesse cenário de reorganização acadêmica que o departamento iniciou suas atividades, com a missão de articular os conhecimentos específicos de cada área do saber com os conhecimentos pedagógicos necessários à prática docente.
Ao longo de sua trajetória, o departamento passou por uma evolução em sua própria concepção e abordagem, o que se refletiu na mudança de sua nomenclatura para “Departamento de Metodologia de Ensino”. Essa alteração simboliza um aprofundamento na reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem, indo além da simples aplicação de “métodos” para uma compreensão mais ampla e crítica das “metodologias” educacionais.
O MEN consolidou-se como um espaço de referência na formação de professores em Santa Catarina, atuando de forma transversal em toda a universidade. Suas disciplinas são parte integrante dos currículos da maioria das licenciaturas, do campo das ciências exatas e da terra às ciências humanas e letras.
Atualmente, o Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC continua a desempenhar um papel central na graduação e na pós-graduação, com pesquisas e projetos de extensão que abordam os mais diversos temas da educação contemporânea. O corpo docente, em constante renovação, dedica-se a investigar e a promover práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para a formação de professores reflexivos e críticos, aptos a enfrentar os desafios da educação no século XXI.
Com mais de 50 anos de história, o Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade, sendo um pilar essencial na formação de gerações de professores que atuam em Santa Catarina e em todo o Brasil.