Moção de Apoio ao PIBID

29/11/2017 17:11

Moção em apoio ao PIBID

O Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC, reunido em reunião ordinária no dia 6/11/2017 manifesta-se em apoio à continuidade do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) em seus moldes atuais, ou seja, fundamentado em forte interação universidade-escola básica e na tutoria e acompanhamento dos licenciandos bolsistas de forma direta e constante por professores coordenadores de área e por professores da escola básica.

Este importante programa de estímulo e de formação de professores já tem uma história importante na UFSC e no país.

Atualmente nosso PIBID UFSC conta com quase duas dezenas de escolas parceiras e constitui uma grande comunidade que conta com cerca de 16.000 estudantes da Educação Básica impactados diretamente pelas ações desenvolvidos pelos 227 bolsistas de Iniciação à Docência dos 14 subprojetos existentes, sob a supervisão de 40 professores bolsistas que atuam nessas escolas, além de um conjunto de colaboradores e parceiros e dos 19 coordenadores de área e 3 de gestão. Somos, sem dúvida, um grupo muito diverso cuja riqueza reside nessa diversidade e no diálogo e ações tem conseguido realizar já há alguns anos.

A suposta ‘modernização’ do programa conforme anunciada pelo MEC quando do lançamento da Política Nacional de Formação de Professores no dia 18 de outubro último não pode acontecer com a escassez de detalhes e falta de fundamentação pedagógica que foi a tônica daquele anúncio. A chamada ‘residência pedagógica’ não está de acordo com o conceito produzido e defendido pela pesquisa na área da formação de professores no Brasil. Este campo do conhecimento já produziu elementos suficientes para mostrar que o caminho anunciado não é promissor para os interesses genuínos do povo e da educação brasileira de qualidade.

Fica PIBID!

Florianópolis, 6 de novembro de 2017.